Fundação Sidónio Muralha

Para solicitar informações ou comprar os materiais CLIQUE AQUI

Informe-se sobre cursos que orientam a utilização do material.


Filosofar:pensar os caminhos do conceito
Autor: Darcísio N Muraro
Editora: IFEP
O livro é indicado para o trabalho com Filosofia no Ensino Fundamental I.
O livro está organizado em 4 capítulos que tratam dos seguintes temas de Ética: identidade, justiça, solidariedade e crescimento.
A proposta é investigar esses conceitos proporcionando uma Educação para valores éticos na sala de aula.


DADEDIDODÚVIDA! Surpresas da Filosofia!

Autores: Flaviana de Lima, Andrea Prendin, Michele Czaikoski e Darcísio Muraro. Ed. Vozes.

História criada com o objetivo de oferecer às escolas (e suas crianças) uma alternativa para se discutir questões de filosofia e contribuir com o trabalho do filosofar com crianças, vindo ao encontro de uma nova concepção de filosofia que é a de fomentar a criação de novas histórias e materiais alternativos. Trata-se de um texto curto, leve, com personagens que questionam e investigam curiosos para descobrir o que é a VIDA: Luzia, Ovaldo, Sementina, Corina, John Chip e Sophia. O diálogo aborda valores éticos e questões ecológicas.

Para o trabalho pdedagógico com a história oferecemos uma apostila com roteiro didático sobre alguns temas conforme mencionados no quadro a seguir.

A iniciação filosófica das crianças começa quando elas têm a oportunidade questionar e compreender o significado dos conceitos que utilizam em sua experiência cotidiana. Certamente um dos conceitos mais utilizado é VIDA, pois tudo remete a esta idéia: o corpo, as emoções, o pensamento, a brincadeira, o mundo natural, social e cultural. Mas VIDA é um conceito complexo que abre um leque infinito de outros conceitos e problemas. E o que é a filosofia ou criança senão esta curiosidade pelas descobertas?! A história Dadedidodúvida! Surpresas da Filosofia! aborda o filosofar sobre a vida de uma forma alegre, tocando nos conceitos mais centrais da experiência das crianças a começar pela própria vida, pelo brincar e pelo perguntar. A história tem como foco temático a VIDA. Conceitos abordados: identidade, diferenças, sentimento, pensamento, percepção (olhar), criatividade, liberdade, transformação, planejamento, convivência, brincadeira, salvar, cuidado, respeito, preservação, felicidade, justiça, solidariedade, amizade, natureza, técnica.


Filosofar, tecer conceitos

Autor: Muraro, Darcísio N.

(IFEP, 64 páginas)

O livro desenvolve uma proposta de ensino de filosofia como experiência de tecer conceitos.

Oferece orientações teóricas e metodológicas para professores e proposta de atividades para os alunos do Ensino Fundamental.

O livro tem foco nas seguintes temáticas da Ética: pessoa, diferenças, liberdade

 e comunicação.


Rebeca

Livro escrito por Ronald Reed, colaborador de Matthew Lipman, é utilizado para a iniciação filosófica com crianças da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. O texto é ilustrado e possui trinta e sete capítulos. O foco do programa de Rebeca é a pergunta como forma de iniciação na reflexão filosófica.

Propõe o desenvolvimento de habilidades como detectar semelhanças e diferenças, raciocínio hipotético, critérios de classificação, relação de causa e efeito, relação parte e todo, esclarecimento de conceitos. Ao longo da narrativa as crianças são convidadas a pensar sobre o próprio pensar e se envolvendo com problemas presentes na filosofia. Alguns temas: percepção, identidade, imaginação, realidade, aparência, verdade, conhecimento, probabilidade e possibilidade, perguntas, pensamento, diferenças, medo, segredo, cor, felicidade.


Issao e Guga
Maravilhando-se com o Mundo

Livro para os alunos com idade entre 8 e 9 anos. O texto completo de Issao e Guga possui introdução e dez capítulos. Este material tem conteúdos para dois anos, ou seja, para o 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.

O foco do trabalho é a preocupação com a percepção e processos do conhecimento, propondo o desenvolvimento de habilidades básicas de pensamento para esta faixa etária. Aborda temáticas da filosofia linguagem, teoria do conhecimento, ontologia, ética e estética. Alguns temas: animais, realidade, natureza, água, ecologia, poluição, guerras, trabalhar, brincar, verdade, beleza, sentidos, amizade, pensar, etc.


Pimpa
Em busca de significado


Novela escrita por Matthew Lipman, indicada para crianças de 9 a 10 anos. O texto é possui 11 capítulos e é indicado para dois anos letivos de trabalho, geralmente utilizado no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

O foco do trabalho é a Filosofia da Linguagem, antropologia, ética e fenomenologia. É um programa de raciocínio, comunicação e expressão.  Estimula a criança a escrever. Propõe o aperfeiçoamento de um conjunto de habilidades próprias para este nível de ensino. Alguns temas: identidade, corpos e mentes, partes e todo; idéias e coisas, justiça, direito, dever, necessidades, regras de conduta, história, espaço, tempo, família, relação, ambigüidades, analogias, etc.


A Descoberta de Ari dos Telles Investigação Filosófica

Livro indicado para adolescentes de 11 a 13 anos. O texto completo de A Descoberta de Ari dos Telles possui 17 capítulos. Material para ser trabalhado com os alunos durante dois anos, ou seja, indicado para os 6ª e 7ª anos do Ensino Fundamental.

O foco do programa Ari é aprender a pensar e a pensar sobre o pensar. Por isso, Ari propõe princípios e práticas que propiciam o raciocínio estruturado e busca oferecer aos alunos familiaridade com a sequência de idéias lógicas. Sua ênfase está na lógica formal, na lógica das boas razões e na lógica do agir. Esta novela nos apresenta uma introdução à investigação filosófica, problematizando temas de Ontologia, Antropologia, Teoria do Conhecimento, Ética, Estética, Fenomenologia, Política, Linguagem e Educação. Alguns temas: pensar, investigar, estereótipos, conhecimento de si, indução, dedução, raciocínio hipotético, percepção, morte, mente, cultura, gêneros, símbolo, costumes, liberdade, razões, generalização, confiança, empatia, contradição, possibilidades, amizade, arte, sentimentos, hábito, hipóteses, incoerência, verdade.


Luísa Investigação Ética

Livro indicado para adolescentes de 13 a 15 anos. O texto completo de Luísa possui 11 capítulos, subdivididos em 29 episódios. O trabalho com este livro é previsto para dois anos, ou seja, indicado para o 8º e 9º anos.

O foco do programa Ari é aprender a pensar e a pensar sobre o pensar. Por isso, Ari propõe princípios e práticas que propiciam o raciocínio estruturado e busca oferecer aos alunos familiaridade com a sequência de idéias lógicas. Sua ênfase está na lógica formal, na lógica das boas razões e na lógica do agir. Esta novela nos apresenta uma introdução à investigação filosófica, problematizando temas de Ontologia, Antropologia, Teoria do Conhecimento, Ética, Estética, Fenomenologia, Política, Linguagem e Educação. Alguns temas: pensar, investigar, estereótipos, conhecimento de si, indução, dedução, raciocínio hipotético, percepção, morte, mente, cultura, gêneros, símbolo, costumes, liberdade, razões, generalização, confiança, empatia, contradição, possibilidades, amizade, arte, sentimentos, hábito, hipóteses, incoerência, verdade.

Materiais Complementares


A CAIXA MÁGICA

é um material desenvolvido para se transformar em Teatro de Fantoches. O material é composto por uma CAIXA compacta com 20 peças de madeira e de 4 cortinas que encaixadas formam a estrutura do teatro de fantoches. A CAIXA MÁGICA foi elaborada com a finalidade de dinamizar os trabalhos com histórias e conteúdos de literatura, filosofia, arte e ciência para crianças. Contribui para criar um ambiente lúdico, além de proporcionar a concentração. As próprias crianças podem interagir na sua montagem, conforme orientações do material, bem como participar na apresentação de seus trabalhos e histórias. O material é extremamente versátil, de fácil transporte, montagem e desmontagem e utilizável nos mais diversos ambientes escolares e extra-escolares. Composição da Caixa Mágica: 1. KIT BÁSICO: contém as 20 peças de madeira e o conjunto de cortinas. 2. KIT REBECA: contém o Kit Básico, sete fantoches do livro Rebeca (Ronald Reed). 3. KIT A TELEVISÃO DA BICHARADA: contém o Kit Básico, sete fantoches do livro A Televisão da Bicharada, um microfone, um telefone, um estojo com 4 cores p/ maquiagem, um lenço e um envelope multiuso. 4. KIT O SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO: contém o Kit Básico e dez fantoches do Sítio do Pica-Pau Amarelo. 5. KIT CRIANÇA FELIZ: inclui os itens 1, 2 e 3. 6. KIT COMPLETO: inclui todos os materiais.


CUBO FILOSÓFICO PARA DINAMIZAR AS AULAS

Utilidades: adequado para trabalhar com habilidades de pensamento e sociais, avaliação das aulas, leitura de imagens, orientação para leitura de textos, e jogos diversos. JOGO DE CARTÕES PARA DINAMIZAR AS DISCUSSÕES FILOSÓFICAS Conjunto com quarenta cartões que permite dinamizar o trabalho em duplas e/ou grupos (três, quatro, cinco alunos) usando como critérios formas, figuras e cores. Foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a fala dos alunos, agilizar o processo de formação e orientação dos trabalhos em grupos e desenvolver habilidades de análise, síntese, relações parte-todo, etc, bem como atitudes como ouvir, falar, decidir.

Fantoches:

1. KIT O SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO: contém dez fantoches do Sítio do Pica-Pau Amarelo. 2. KIT FILOSOFIA: Contém os seguintes materiais: Ponto de interrogação, a letra grega phi, uma coruja, um microfone, um dado pequeno. 3. KIT DO LIVRO "A TELEVISÃO DA BICHARADA": um elefante, 2 peixes, dedoches de 5 gatinhos, dois tatus, duas girafas. 4. KIT REBECA: duas meninas, um menino, príncipe, sapo, canchorro, elefante, girassóis.

Fundação Sidónio Muralha 

© 2021 Todos Direitos reservados.

    

Endereço:

Des. Westphalen, 1014
Bairro: Rebouças - Cep: 80230-100
Cidade: Curitiba - Paraná - Brasil

Fale Conosco:
Fone:  +55-41. 3323-3313

Celular: +55-41. 9614-4183
Fax   :   +55-41. 3323-3313