Fundação Sidónio Muralha


Guilherme Butler nasceu em Liepaja, próximo a Riga, Capital da Letônia, em 15 de julho de 1880. Chegou ao Brasil em fins de maio de 1900, a fim de assumir a direção de uma escola na colônia de imigrantes letos em Rio Novo, Santa Catarina.

Reorganizou essa escola, conferindo-lhe tal fama que, três anos mais tarde, ela recebeu a visita de Vidal Ramos,

Governador do Estado, ocasião em que o prefeito cumpriu a promessa de subvenção mensal. Em fins de 1903, aspirou por um curso de Teologia, dirigindo-se aos EUA, para cursar a Academia Alemã de Rochester. Após o término desse curso, Ingressou no The Newton Theological Institution da Universidade de Nova York e, finalmente, na universidade de Colúmbia.

Em 1921 foi aprovado em concurso e nomeado, pelo então Presidente do Estado do Paraná, Dr. Caetano Munhoz da Rocha, para exercer o cargo de lente catedrático de inglês e alemão no Ginásio Paranaense, hoje Colégio Estadual do Paraná. Foi uma vida rica e apaixonada pelo Brasil, que conheceu de ponta a ponta, em excursões registradas com cuidado em artigos de jornais e peças de coleção que incluíam, até mesmo, amostras de água dos rios pelos quais passou.

Hoje, Guilherme Butler empresta seu honroso nome à casa onde funcionam a Fundação Sidónio Muralha e o Instituto de Filosofia e Educação para o Pensar. É homenageado também como nome da Escola Municipal Guilherme Butler, localizada na Vila Hauer, Curitiba/PR. No período diurno, essa escola atende crianças de 1ª. a 4ª. Séries e, no período noturno, oferece uma turma de supletivo multidisciplinar para adultos. Conta também com uma boa biblioteca, O Farol do Saber Fernando Pessoa.


Fundação Sidónio Muralha 

© 2021 Todos Direitos reservados.

    

Endereço:

Des. Westphalen, 1014
Bairro: Rebouças - Cep: 80230-100
Cidade: Curitiba - Paraná - Brasil

Fale Conosco:
Fone:  +55-41. 3323-3313

Celular: +55-41. 9614-4183
Fax   :   +55-41. 3323-3313