Fundação Sidónio Muralha

A educação é um campo fértil para a prática filosófica. A reflexão sobre a educação tem sua origem no questionamento de caráter filosófico sobre o que ela é, sua abrangência e suas possibilidades. A formulação filosófica mais antiga e mais completa da educação como formação humana foi a Paidéia Grega. Na modernidade, o filósofo Immanuel Kant (1724-1804) formulou com muita clareza as perguntas mais importantes para serem respondidas pelo campo da filosofia como pressuposto de toda educação assim colocadas na introdução do livro da Lógica: “o que posso conhecer?”, “o que devo fazer?”, “o que me é lícito esperar?” Para ele, essas questões estão contidas numa pergunta mais abrangente: “O que é o homem?” Dessa pergunta podemos levantar outras indagações como, por exemplo, o que é a sociedade? O que é a cultura? O que é o pensar ou o conhecer? E se estivermos realmente convencidos da importância de investigar estas questões, especialmente se estivermos sensíveis às mudanças da realidade que atingem os indivíduos e a sociedade de cada tempo e lugar, devemos ainda questionar: o que é a educação? e o que é a filosofia?

Com estas perguntas iniciamos a reflexão sobre o problema da educação filosófica a ser tratada nesse texto. Para melhor orientar nossa investigação vamos abordar três dimensões desse problema, concebidas de forma articuladas e interdependentes, ou seja, as questões que nos levam a pensar a educação, as questões que nos levam a pensar a filosofia e as questões que nos levam a pensar o aprender a filosofar. Para discutir essas dimensões discutiremos 10 aspectos que constituem uma base para se pensar a educação filosófica: a pergunta, os conceitos e problemas, o pensamento, comunidade e o diálogo, os filósofos e o filosofar, a cidadania, a ética e a política, a educação, a inter e transdisciplinaridade, a experiência de autoria docente e discente na perspectiva da autonomia e emancipação.

Continua (...)

Para receber o texto completo entre em contato pelos emails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais artigo sobre o assunto: 

A Educação para o Filosofar

 (Clique sobre o título acima para acessar o conteúdo) 

Fundação Sidónio Muralha 

© 2020 Todos Direitos reservados.

    

Endereço:

Des. Westphalen, 1014
Bairro: Rebouças - Cep: 80230-100
Cidade: Curitiba - Paraná - Brasil

Fale Conosco:
Fone:  +55-41. 3323-3313

Celular: +55-41. 9614-4183
Fax   :   +55-41. 3323-3313