FILOSOFIA PARA CRIANÇAS – EDUCAÇÃO PARA O PENSAR
Prof. Dr. Darcísio N. Muraro
Apresentamos sinteticamente os aspectos que consideramos principais e que compõem os objetivos de Filosofia para Crianças:
1. Investigação Filosófica – construir o sentido da experiência
O Prof. Dr. Matthew Lipman,
filósofo e educador norte-americano, criou o Programa Filosofia para
Crianças no final década de 60. Pioneiro em pensar a contribuição da
filosofia para a formação integral das crianças, sua intuição foi aos
poucos se constituindo em um novo paradigma de educação: uma prática
reflexiva e investigativa (inquiry) em comunidade. Lipman se baseia em
J. Dewey e L.Vygotsky que enfatizam a necessidade de aprender a pensar e
não apenas memorizar conteúdos. Incorpora contribuições de diversos
psicólogos e filósofos na estruturação de um projeto de ensino da
filosofia. Podemos acrescentar nesta lista nomes como George H. Mead, C.
S. Peirce, Jean Piaget, Justus Buchler, Gilbert Ryle, Ludwig
Wittgenstein, Martin Buber, Kant, dentre outros. Algumas destas
contribuições estaremos aprofundando em nossas discussões seguintes.
Para Lipman há algo em comum entre as crianças e os filósofos: a
capacidade de se maravilhar com o mundo. Os filósofos levam esta
capacidade de maravilhamento às últimas conseqüências, descobrindo e
investigando os problemas da experiência humana. Tais problemas giram em
torno de conceitos centrais, comuns e controversos em nossa
experiência. Desta forma, os filósofos conseguem criar e reconstruir
conceitos e buscar formas de explicação mais abrangentes para os
problemas da vida. As crianças ficam intrigadas com os mesmos conceitos
problemáticos, ou seja, colocam-se questões sobre a verdade, as regras, a
justiça, a realidade, a bondade, a amizade, etc. Necessitam, portanto,
de uma educação filosófica para tratar destas questões e,
simultaneamente, aprender os processos do raciocínio e do julgamento
Filosofia para Crianças tem por objetivo introduzir de forma intencional
e sistemática a investigação filosófica na formação das crianças desde
os primeiros anos da educação formal e informal. Podemos dizer que a
principal tarefa do professor é a de criar condições para que as
crianças aprendam os conceitos de forma reflexiva e não mecânica, ainda
que, algumas vezes, tenhamos de recorrer a exercícios para bem realizar
este trabalho. Se a educação deve realizar a tarefa de aprender a usar a
palavra para significar a experiência, então há uma dimensão filosófica
em toda atividade docente. Fazer filosofia com as crianças é criar esta
prática de pensar, um ambiente onde o questionamento da criança sobre
conceitos comuns, centrais, controversos e problemáticos da experiência
infantil possam ser adequadamente investigados e não simplesmente
respondidos com “verdades absolutas” ditadas pela experiência do adulto.
O pressuposto deste paradigma educacional é o de que a educação deve
começar onde está a criança e não onde está o professor. Trata-se, antes
de mais nada de respeitar a dignidade da criança, um ser ativo,
presente, brincante, pensante, portador e produtor de saberes. Trata-se
de garantir o direito à liberdade de pensar, de escolher, de agir e de
se expressar. De acordo com o que já dissemos, fazer filosofia é uma
necessidade humana básica para poder lidar de maneira inteligente com os
desafios e conflitos da vida da criança e não menos na vida do
professor ou de quem ouse abandonar o comodismo dos conceitos prontos ou
a rotina que leva a mesmice. Se estas reflexões estiverem corretas, a
força do amor implícita na palavra filosofia deveria encorajar todos a
se envolver numa luta pela democratização do acesso à filosofia em todas
as idades, em todos os momentos da educação que se proponha formadora
das pessoas, em todos os espaços da vida, independente de concordar ou
não com um caminho para esse objetivo que é Filosofia para Crianças.
Lipman propõe um uma pedagogia para fazer filosofia que é a Comunidade
de Investigação. Esta pedagogia se fundamenta no diálogo e na
inquirição. Ele criou também histórias e materiais para auxílio do aluno
e do professor. As novelas filosóficas, histórias para as crianças, e
livros do professor têm por objetivo tornar os conceitos acessíveis para
a experiência do filosofar. Lipman é explícito em dizer que estes
materiais são apenas uma alternativa, uma forma reunir e sistematizar
diversos aspectos que tornariam possível o filosofar com as crianças.
Ele defende a importância de criar outras formas de fazer filosofia com
crianças. Assim, com a pedagogia da Comunidade de Investigação e os
referidos materiais, Lipman busca “dramatizar” a filosofia para que o
encantamento das crianças com as questões filosóficas seja alimentando,
permitindo fortalecer as capacidades de pensar e ampliando a
sensibilidade para as outras dimensões filosóficas da experiência. E o
pensar para ele é multidimensional, ou seja, é crítico, criativo e
cuidadoso. Lipman coloca duas idéias regulativas deste paradigma
reflexivo: a razoabilidade como propriedade pessoal e a democracia como
propriedade social. A Investigação dialógica em comunidade constitui a
base para construir a cidadania numa prática democrática. Se falamos em
“construir” é porque todos estes conceitos são provisórios e devem ser
submetidos constantemente à reflexão inteligente e imaginativa.
2. Educação do pensamento – aprimorar a capacidade de pensar
Filosofia para Crianças propõe que os
conceitos e problemas sejam investigados utilizando-se das habilidades
de pensamento (habilidades de raciocínio, investigação, interpretação e
conceituação) e das habilidades sociais, estas ligadas à empatia,
descentralização e agir com base a regras estabelecidas em comum. As
habilidades são capacidades que permitem um pensar bem sobre os
conceitos. O melhor ambiente para aprender a pensar é a pedagogia da
Comunidade de Investigação. Aprender a pensar por si mesmo sobre o
próprio pensar é uma forma de investigação filosófica que emprega a
lógica para um pensar crítico, a dimensão estética para um pensar
criativo e a dimensão ética para um pensar cuidadoso. O pensar
multidimensional – crítico, criativo e cuidadoso – está ancorado no
campo filosófico. A pedagogia para o aprender a pensar bem é o diálogo
investigativo em comunidade. O mesmo processo pode ser ampliado para as
outras práticas pedagógicas nas diversas áreas do conhecimento. Pensar é
uma atividade holística e a filosofia contribui com uma perspectiva
interdisciplinar.
Filosofia para Crianças propõe que os conceitos e problemas sejam
investigados utilizando-se das habilidades de pensamento (habilidades de
raciocínio, investigação, interpretação e conceituação) e das
habilidades sociais. As habilidades são capacidades adquiridas pela
experiência que permitem um pensar bem sobre os conceitos e problemas.
Pensar bem tem as características de ser autônomo, reflexivo, crítico,
criativo, cuidadoso, autocorretivo. Estas capacidades orientam os
procedimentos que a inteligência deve tomar em determinada situação
problemática. Portanto, são procedimentos inteligentes desenvolvidos
através da prática, avaliados e reconhecidos como recursos, instrumentos
ou ferramentas do pensamento para construir o conhecimento. São
recursos, instrumentos ou ferramentas que permitem nosso pensamento
ampliar o conjunto de conceitos e formas de resolver problemas. As
habilidades estão em constante processo de aprimoramento á medida em que
são empregadas no processo reflexivo ou investigativo. Elas são
constituidoras da inteligência humana.
Lipman criou uma classificação de habilidades em quatro grupos:
a) Habilidades de raciocínio: inferir, comparar, identificar semelhanças
e diferenças, contrastar, dar razões, definir, aplicar critérios,
detectar pressupostos, ambigüidades, contradições, etc.
b) Habilidades de investigação: observar, problematizar, formar
hipóteses, verificar, provar, mesurar, descrever, sintetizar, concluir,
etc.
c) Habilidades de formação de conceitos: estabelecer relações de
parte-todo / meio-fim / causa-conseqüências, definir, generalizar, etc.
d) Habilidades de interpretação ou tradução: parafrasear, narrar, descrever, interpretar, perceber implicações, criticar, etc.
As habilidades sociais dizem respeito às capacidades de trabalho com o
outro na comunidade. Elas estão ligadas à empatia, à forma de lidar com
as próprias emoções, à descentralização e ao agir com base em regras
estabelecidas em comum.
O melhor ambiente para desenvolver as habilidades e aprender a pensar é a
pedagogia da Comunidade de Investigação. Aprender a pensar por si mesmo
sobre o próprio pensar é uma forma de investigação filosófica que
emprega a lógica para um pensar crítico, a dimensão estética para um
pensar criativo e a dimensão ética para um pensar cuidadoso. O pensar
multidimensional – crítico, criativo e cuidadoso – está ancorado no
campo filosófico. A pedagogia para o aprender a pensar bem é o diálogo
investigativo em comunidade. O mesmo processo pode ser ampliado para as
práticas pedagógicas nas outras áreas do conhecimento. A filosofia
contribui com uma perspectiva interdisciplinar, buscando um pensar
holístico sobre a experiência.
3. Educação ética e política – formação de valores e exercício da cidadania e democracia
A criança aprende, desde muito cedo, a
valorar e a perceber as implicações políticas de seu ser e agir no
mundo. Ela ainda não tem estas noções tematizadas, ou abstraídas nestes
conceitos, mas são capazes de percebê-las. Ela se comove diante da
injustiça, do sofrimento e de toda forma de barbárie do mundo
globalizado: pobreza, degradação ambiental, violência, fome, abandono,
etc. Elas ficam indignadas diante das injustiças. As crianças vivem
diariamente os conflitos e contradições de um mudo que propõe o
consumismo e o prazer imediato. Elas questionam estes fatos e querem
saber as razões que levam o ser humano a agir desta forma. Elas se
interessam em buscar saídas para estes desafios. Se a realidade é
desafiadora ética e politicamente, ela é também esperançosa para uma
educação voltada para a formação do sujeito moral e político de forma
livre, autônoma e crítica.
Filosofia para Crianças é uma forma de investigação ética sobre os
valores, permitindo a construção da identidade de forma livre e
responsável. Não é, portanto, uma prática moralizante em que valores,
normas e leis são incutidas para serem seguidos como verdades absolutas.
O diálogo que se estabelece no processo coletivo de construção de uma
Comunidade de Investigação toma os significados dos valores do universo
cultural e os submete à reflexão. A própria Comunidade de Investigação
já constitui um paradigma de vivência de valores éticos: o respeito
mútuo, a cooperação, a solidariedade, a justiça, a empatia e tolerância
diante das diferenças, o cuidado pelo outro, a confiança entre os
membros, a esperança nas capacidades humanas. O ser ético é o que leva
em conta o outro no processo de valorar e de agir. A vivência destes
valores na comunidade de investigação pode alimentar a continuidade de
sua experiência nos relacionamentos em uma sociedade multicultural. Este
é o sentido ético-pedagógico deste paradigma filosófico-educacional.
Filosofia para Crianças incentiva e busca desenvolver as capacidades da
criança de pensar sobre os valores éticos e torná-los guias para a ação
humana. A vida democrática é a que oferece as melhores oportunidades
para o crescimento moral e o exercício da liberdade de pensar, expressar
e escolher. Quando a criança começa a filosofar – o diálogo
investigativo sobre a linguagem que usamos para dar significados ao
mundo – está exercitando sua cidadania. Nestas condições, a criança é um
ser ético e cidadão, é um sujeito que existe ao mesmo tempo “em si” e
“para si.” Ela é protagonista de sua experiência. Não se trata de um
conceito de cidadania fechado, mas aberto à investigação dos sentidos
pela própria comunidade. Ser cidadão no mundo atual exige o
desenvolvimento da capacidade de pensar e agir de forma crítica,
criteriosa, ética, estética levando em conta a justiça e o bem comum.
Daí que o exercício da cidadania passa necessariamente pela investigação
rigorosa, participativa e pública dos significados e referências da
comunidade, constituindo-se uma prática do filosofar ético e político.
Neste sentido podemos afirmar que filosofia para crianças tem uma clara
política da e para a infância.
Cidadania é muito mais do que reivindicação de direitos e cumprimento de
deveres é um paradigma de conhecimento e de vida democrática alicerçado
no diálogo e na investigação. As crianças têm muito interesse e gosto
de participar deste processo e é nele que descobrem suas potencialidades
e as colocam para o serviço da comunidade toda. Elas adquirem um senso
de valor de si mesmas e da comunidade que se traduz no aumento da
auto-estima. A auto-estima tem pelo menos duas dimensões: uma cognitiva e
outra afetiva. Por um lado a autoconsciência de que é capaz de que se é
capaz de pensar, julgar e autocorrigir-se; por outro lado o sentimento
de confiança em si mesmo e nos outros capaz de respeitar e ser
respeitado, amar e ser amado. Neste sentido, a auto-estima significa
ganhar poder na autodeterminação do próprio destino e no destino do
mundo.
Responder às perguntas “que pessoa quero ser?” e “em que mundo quero
viver?” considerando as condições individuais, sociais e culturais é um
desafio diário, já que não são perguntas com respostas acabadas. É um
esforço na direção da busca da vida boa e feliz.
Conheça os materiais didáticos de Filosofia para Crianças - Clique aqui
Curso de preparação em Filosofia para Crianças Clique aqui
Envie seu comentário: Clique aqui
Artigos relacionados: Clique aqui