Fundação Sidónio Muralha

Objetivos do Instituto de Filosofia e Educação para o Pensar - IFEP

Objetivo geral:

- Desenvolver o ensino, a pesquisa, a produção e a edição de práticas filosóficas e educacionais, especialmente obras teóricas, tecnologias alternativas, programas, metodologias e materiais didáticos, bem como prestação de serviços com foco no ensino do Filosofar.

Objetivos específicos:

- Realizar pesquisas e estudos sobre o ensino de Filosofia no Brasil.
- Prestar serviços de consultoria pedagógica para escolas e educadores.
- Assessorar e supervisionar o desenvolvimento, implantação e avaliação de projetos filosófico-pedagógicos nas escolas.
- Produzir e aplicar materiais didáticos, tecnologias alternativas, audiovisuais, software, programas, métodos e técnicas pedagógicas voltados para o ensino de filosofia.
- Oferecer cursos de extensão e especialização e promover eventos que aprofundem a formação dos educadores na prática do filosofar nos diversos níveis e áreas da educação.
- Desenvolver atividades voltadas para o diálogo entre a filosofia e cultura, numa prática de investigação, crítica e criação interinstitucional e interdisciplinar.
- Divulgar propostas, atividades e trabalhos de Filosofia das Escolas de forma a proporcionar reflexões, trocas de experiências e contribuições didáticas.
- Oferecer cursos e atividades de investigação filosófica com crianças e jovens.
- Organizar núcleos de profissionais interessados em aprofundar a formação e atuar na capacitação de professores.
- Firmar convênios com universidades, fundações e instituições que atuam com ensino de Filosofia na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) e na Educação Informal.
- Manter intercâmbio com instituições internacionais que atuam com ensino de Filosofia, especialmente com o Institute for the Advancement of Philosophy for Children (IAPC) e com o International Council for Inquiry with Children (ICPIC).

Fundação Sidónio Muralha 

© 2021 Todos Direitos reservados.

    

Endereço:

Des. Westphalen, 1014
Bairro: Rebouças - Cep: 80230-100
Cidade: Curitiba - Paraná - Brasil

Fale Conosco:
Fone:  +55-41. 3323-3313

Celular: +55-41. 9614-4183
Fax   :   +55-41. 3323-3313