sidonio.jpg
Artigos Imprimir E-mail

 

 Clique no título do artigo para ler todo o conteúdo.

Filosofia para Crianças – Educação para o Pensar

                                                       Marcos Antônio Lorieri

O artigo apresenta o Programa Filosofia para Crianças criado por Matthew Lipman.

 

Filosofia e Educação Reflexiva

Darcísio N. Muraro

O artigo discute a experiência de perguntar como experiência de filosofar e a importância da educação como cultura da pergunta.

"As perguntas das crianças expressam o encantamento diante do mundo e a necessidade de compreendê-lo melhor. Poderíamos afirmar que é na pergunta que está o interesse, ou a fome pelo conhecimento necessário para nutrir o pensamento na busca de significados. Esta busca pressupõe o diálogo. A educação não pode acontecer sem este princípio, ou seja, sem um amor efetivo às questões que nos tornam seres humanos reflexivos."

Sidónio Muralha - Literatura Infantil

Leopoldo Scherner

A artigo analisa a obra de Sidónio Muralha focando dois aspectos centrais: apreensão e esperança. Leia carta de Carlos Drummond de Andrade a Sidónio Muralha no final do artigo.  "Quanto à apreensão e esperança, assume feições proféticas, proféticas no sentido bíblico e no sentido de visões futuras. Explico a apreensão, sobretudo no que diz respeito à ecologia. Sidónio Muralha antecipou-se em muitos anos quanto às preocupações ecológicas que, hoje, assustam muito mais do que assustavam no seu tempo. Neste ponto, ele foi profeta de ver o futuro que, presente hoje, assume proporções de calamidade."

 

A Filosofia na Comunidade de Investigação: educar para o pensar e para valores

Ann Margareth Sharp

O artigo aborda a importância de trabalhar a filosofia através da pedagogia da comunidade de investigação, tendo como preocupação a educação do pensamento, das emoções e dos valores éticos.

"E a filosofia para crianças tenta dar a elas algumas ferramentas cognitivas, emocionais e sociais necessárias para fazer bons julgamentos. Oferece opções, pois sem opções não se é uma pessoa livre."

Declaração de Paris para a Filosofia

 

Declaração resultante das jornadas internacionais de estudo "Filosofia e democracia no mundo", organizadas pela UNESCO, que ocorreram em Paris, nos dias 15 e 16 de fevereiro de 1995.

 

Filosofia da Educação e Filosofia para Crianças

Darcísio N. Muraro

O artigo busca mostrar que "Filosofia para Crianças" tem suas bases na "Filosofia da Educação" de Lipman.

"A filosofia é um instrumental necessário na vida das pessoas na luta cotidiana para dar sentidos à existência e conduzir melhor a experiência.  Por isso, é necessário aproximar a filosofia à vida das pessoas, não para memorizar as idéias dos filósofos, mas para pensar reflexivamente a experiência,  construiindo e reconstruindo permanentemente as crenças. Isto se consegue privilegiadamente pela educação."

Artigos para análise e possível publicação podem ser enviados para o e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Informações: (41) 3323 3313 ou (41) 9614 4183

 

 

 

Login



Enquete

O que você gostaria de ver mais no portal FSM/IFEP
 

Registro de Visitas

Visualizações de Conteúdo : 670715