Fundação Sidónio Muralha

O Instituto de Filosofia e Educação para o Pensar - IFEP - foi fundado em 31/01/1995 pelo Professor Darcísio N. Muraro. A sua primeira sede foi na Av. Manoel Ribas, 800, bairro Mercês, Curitiba/PR.

A partir de 2006, com a parceria realizada com a Fundação Sidónio Muralha, passou ter como sede a Casa Prof. Guilherme Butler, sede da própria Fundação,  à rua Desembargador Westphalen, 1014.

Desde a fundação do IFEP em 1995 até 2009 registramos em nossas atividades formativas um total de 4.215 participantes de todo o Brasil. O público que participou das atividades de formação é composto de diretores, professores, escritores, estudantes, pais de alunos, pesquisadores e interessados.

Registramos uma mudanção de nome da instituição em 2007, passando de Centro Paranaense de Filosofia e Educação para o Pensar - CPFEP para Instituto de Filosofia e Educação para o Pensar - IFEP.

Originalmente o Centro de Filosofia foi criado como um representante do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, para atuar na formação de professores e difusão do Programa Filosofia para Crianças - Educação para o Pensar. Com o desenvolvimento das nossas atividades, fomos ampliando e diversificando as possibilidades de filosofar com crianças e jovens.

O Instituto de Filosofia e Educação para o Pensar (IFEP) é uma organização da sociedade civil brasileira de caráter filosófico, educacional e cultural.

O objeto social do IFEP é o ensino, a pesquisa a produção, edição de práticas filosóficas e educacionais, especialmente obras teóricas, programas, metodologias e materiais didáticos, bem como prestação de serviços com foco no ensino do Filosofar.

O IFEP realiza suas atividades em parceria com a Fundação Sidónio Muralha. Esta parceria acrescenta e amplia as possibilidades de desenvolver práticas que relacionem filosofia, literatura e educação.

O IFEP é uma instituição que acolhe novos membros e propostas (cursos, materiais, projetos, etc) e promove parcerias institucionais que somem esforços para democratizar a filosofia e a literatura. Entre em contato conosco! 

Nossa casa está sempre aberta para acolher e nossa equipe sempre disposta a contribuir com o melhor de nossas capacidades.

Curriculum do IFEP


Fundação Sidónio Muralha 

© 2021 Todos Direitos reservados.

    

Endereço:

Des. Westphalen, 1014
Bairro: Rebouças - Cep: 80230-100
Cidade: Curitiba - Paraná - Brasil

Fale Conosco:
Fone:  +55-41. 3323-3313

Celular: +55-41. 9614-4183
Fax   :   +55-41. 3323-3313