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Palestras: a reflexão filosófica na escola PDF Imprimir E-mail

Palestras: A Filosofia na Escola

 

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. 

 

Para aprofundar a formação continuada de professores, apresentamos a seguir alguns títulos de palestras e um breve resumo dos aspectos abordados em cada uma.  

 Ministramos palestras nas escolas, Secretarias de Educação, IES ou para grupos de interessados.

As palestras podem ser ministradas na forma de oficina ou mini-cursos.

Para solicitar uma proposta de palestra CLIQUE AQUI.

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Para enviar uma sugestão de tema de palestra CLIQUE AQUI.

 Títulos de palestras para a formação continuada de professores:

 
 - O professor e a filosofia
A valorização do papel do professor está intimamente ligada ao cultivo de algumas atitudes: a postura reflexiva e crítica diante do conhecimento, da cultura e da sociedade; a cpacidade de dialogar sobre os conteúdos e problemas dos alunos; o desenvolvimento do espírito criativo e a percepção holística do processo educativo que permite articular conhecimentos de diferentes áreas na busca da solução dos problemas. Estas atitudes nascem e são alimentadas nas fontes da reflexão da filosofia, ou seja, da ética, da política, da estética, da epistemologia e da linguagem.

 

 - Papel e Valor Formativo da Filosofia na Educação Básica

Apresentar as contribuições da filosofia para a formação da criança, adolescentes e jovens e para a atividade docente de ensino-aprendizagem.
 - A Educação Filosófica de Crianças e Jovens
Objetivos, bases teóricas, metodologia, materiais e orientações práticas para o desenvolvimento da Educação Filosófica na Educação Básica. Foco específico para cada nível de educação: Filosofia na Educação Infantil, Filosofia no Ensino Fundamental I e II e Filosofia no Ensino Médio.
 
- Filosofia para Crianças e Educação para o Pensar
Apresenta as idéias de Matthew Lipman e seus colaboradores sobre Filosofia para Crianças: objetivos, história, bases teóricas, comunidade de investigação, concepção e habilidades de pensamento, metodologia, materiais didáticos, experiências desenvolvidas. Aborda também críticas sobre este paradigma de ensino de Filosofia. 
  
 - Educação para o Pensar
A educação para o “pensar bem” na aprendizagem de conteúdos e valores pode ser melhor desenvolvida quando os educadores dominam as concepções de pensar, compreendendo as dimensões, habilidades e competências cognitivas a serem observadas e praticadas nas atividades pedagógicas.
 
 - Filosofia e inter/transdisciplinaridade
Aborda a especificidade da filosofia e as possibilidades de trabalho articulado com as demais áreas do conhecimento.
 
 - As habilidades e competências de pensamento
Apresentação das habilidades de pensamento como recurso para promover uma educação para o “pensar bem” sobre os conteúdos escolares.
 
 - O filosofar e a mediação da aprendizagem
Atitudes e ferramentas filosóficas para o trabalho dos educadores.
 
 - A implantação de projeto de filosofia na escola
Fundamentar, planejar, desenvolver e avaliação o trabalho de filosofia na Escola.
 
 - Ética e Educação
A ética como uma dimensão ativa e inseparável do ser e do fazer dos educadores.
 
 - Problematizar o problema.
Estudar os aspectos da concepção de problema no processo de ensino-aprendizagem: o que é problema; tipologia de perguntas; relações entre perguntas e problemas; como estruturar a hipótese do problema; como conduzir uma investigação experimental; a argumentação dialógica; exposição do resultado da investigação; a dimensão subjetiva e sócio-cultural do problema.
 
 -  Investigações sobre a (des)construção conceitual.
Abordar concepções de conceito como eixo do trabalho pedagógico nas disciplinas curriculares. O conceito e suas linguagens. Habilidades de formação de conceito. A relação ensino-aprendizagem do conceito. Conceito e comunicação. Conceito e leitura. Conceito e experiência. A (des)construção conceitual. Conceitos e hábitos. Conceito e produção e expressão do significado (escrita e outras linguagens).
 
 - A Educação Moral através da Investigação Filosófica
Aprofundar os fundamentos teóricos e metodológicos da Educação Ética a partir da Educação para o Pensar. Compreender a importância do trabalho com ética na formação da conduta e proporcionar às crianças e jovens uma educação que os auxilie a pensar por si mesmos, de maneira reflexiva, crítica e criativa sobre os problemas da convivência humana.
 
 - Indisciplina:  limites ou oportunidades?
Um dos desafios diários dos educadores é a indisciplina na sala de aula que se expressa na forma falta de concentração nas atividades, desrespeito às regras, atitudes agressivas em relação aos colegas e professores chegando a formas mais grave de violência como bullying e outras formas de preconceito e discriminação. Argumenta-se que o problema é a falta de limites desde o berço. A palestra indica caminhos visando criar condições e oferecer oportunidades para a o aluno agir com liberdade e responsabilidade exercitando autonomia na condução de sua aprendizagem.
 
Metodologia:
Exposição do tema utilizando datashow. Diálogo com os participantes.
Possibilidade de atividades práticas em pequenos grupos, oficinas ou mini-curso.
 
Recursos necessários: datashow.
 
Carga horária: duas horas para palestras sem limite de público; 4 horas ou mais para oficinas com grupos de até 30 participantes.
 
Data e horários a combinar.
 
Investimento: a combinar
 
Público: Educadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. (professores, coordenador pedagógico, gestores e demais membros da equipe).
 
Ministrante: Professores pós-graduados e com experiência com a formação de professores na área de Filosofia e Educação.
 
INFORMAÇÕES: (41) 3323-3313 / 3016-7340 / 9614-4183.
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.