sidonio.jpg
Fundação Sidónio Muralha PDF Imprimir E-mail

 

Logo_FSM_1.jpg

FUNDAÇÃO SIDÓNIO MURALHA

 

 A Fundação Sidónio Muralha foi criada em 29 de setembro de 1998, tendo por instituidores Helen Anne Butler Muralha, viúva do poeta, Maria Beatriz Muralha de Sousa e Mário Jorge d’ Almeida Muralha, filhos de Sidónio Muralha. Seu patrimônio foi constituído pelos direitos autorais sobre os livros de Pedro Sidónio de Araújo Muralha, doados à Fundação pelos mesmos instituidores acima mencionados.


É uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de difundir e preservar a obra literária do escritor e a literatura, em especial aquela dirigida a crianças e jovens.

 

Objetivos:
- Promover o incentivo e amparo ao desenvolvimento e difusão de atividades culturais, especialmente as de caráter literário;
- Promover o intercâmbio com entidades públicas e particulares;
- Incentivar e dar apoio a movimentos ecológicos, além de prestar outros serviços à comunidade;
- Criar e manter Bibliotecas Infanto-Juvenis, visando desenvolver nas crianças o prazer pela leitura, além de auxiliar na pesquisa escolar e no aprimoramento cultural.

 

As principais atividades realizadas pela Fundação Sidónio Muralha:

Obras de Sidónio Muralha
Reedição e publicação dos seguintes livros de Sidónio Muralha pela Editora Global, de São Paulo:
- A Televisão da Bicharada (1997)
- A Dança dos Pica-Paus (1997)
- Sete Cavalos na Berlinda (1997)
- O Trem chegou atrasado (1998)
- A Revolta dos Guarda-Chuvas (1998)
- Os Três Cachimbos (2000)
- Todas as Crianças da Terra (2005)
- Valéria e a Vida (Gailivros, Portugal)

 

Autorização de direitos autorais para as seguintes editoras /Instituições:
- Ministère de la Jeunisse, de L´Éducation nationale et de la Recherche
Centre National de Documentacion Pédagogique - France
- Secretaria de Estado da Educação / Departamento de Ensino Fundamental
- Grupo Resistência de Teatro
- Editora Scipione
- Base Editora
- Editora Gailivros (Portugal)
- Nova Didática Editora
- Editora Nova Fronteira
- Editora Saraiva
- Anglo Sistema de Ensino
- Posigraf

 

Bibliotecas:
- Inauguração da 1ª Biblioteca Infanto-Juvenil de Rondônia, na cidade de Jaru, que recebeu o nome do escritor.
- Inauguração da Biblioteca Infanto-Juvenil “Cecília Meireles”, na cidade de Primavera / SP, com o apoio da administração da CESP daquela cidade.
- Organização de Biblioteca Ambulante, com 20 bolsas de livros para escolas em Reservas Extrativistas no Acre. Ação apoiada pelo Instituto de Estudos Amazônicos.
- Inauguração da Biblioteca Infanto-Juvenil Helena Kolody, na sede desta Fundação, em maio de 2002. Catalogação e atualização do acervo desta biblioteca.
- Catalogação e ampliação do acervo da Biblioteca da Fundação Sidónio Muralha dirigida a professores e interessados com as obras do Prof. Guilherme Butler Muralha e Sidónio Muralha e demais obras adquiridas ou doadas à Fundação por editoras, Instituto Camões e voluntários.
- Bilbioteca Leta (Especializada em livros da Letônia)

 

Eventos
- IV Encontro Paranaense de Leitura e Literatura Infantil, realizado com a Fundação Cultural de Curitiba e Biblioteca Pública do Paraná.
- Cursos, palestras e eventos do Centro Paranaense de Filosofia – Educação para o Pensar, entidade com a qual a Fundação Sidónio Muralha atua em parceria desde dezembro de 1996.
- Atividades do Grupo Leto de Curitiba – reuniões mensais e outros trabalhos - na sede da Fundação Sidónio Muralha, com o objetivo de preservar, em nosso país, o conhecimento da cultura e das raízes provenientes da Letônia, bem como o congraçamento permanente dos descendentes letos nesta cidade. Início da publicação do boletim mensal Latvija, dirigido a esse público.
- Encontro de estudos realizado em 11 de outubro de 1997 na sede desta Fundação, sob o tema: Sidónio Muralha – Vida e Obra. Palestrantes: professor, escritor e poeta Leopoldo Scherner, Maria Ângela Monteiro Raio, psicóloga e contadora de histórias e arquiteto Key Imaguire Junior.
- Parceria na organização e custeio financeiro do I Encontro Paranaense de Filosofia para Crianças, realizado em setembro de 1998.
- Coquetel comemorativo ao 10º aniversário da Fundação Sidónio Muralha, em 26 de outubro de 1998, ocasião em que foram eleitos a nova Diretoria e o novo Conselho de Curadores.
- Parceria na organização e custeio financeiro do II Encontro Paranaense de Filosofia para Crianças, realizado em outubro de 1999.
- Apoio e participação na exposição Sinais de Jorge de Sena e outros Escritores Portugueses Contemporâneos, realizada em Curitiba, de 3 a 27 de abril de 2000, no SESC da Esquina. Na ocasião foram apresentados painéis de fotos e textos sobre a vida e a obra de Sidónio Muralha.
- Parceria na organização e custeio financeiro do I Congresso Paranaense de Filosofia entre Crianças, realizado em outubro de 2000.
- Participação na exposição Vida e Obra de Sidónio Muralha, na PUCPR em maio de 2002, como parte dos eventos promovidos pelo Centro Cultural 25 de Abril, sobre Fernando Pessoa.
- Parceria na organização e custeio financeiro do II Congresso Paranaense de Filosofia entre Crianças, realizado em outubro de 2002.
- Realização de oficinas de literatura e pintura, contação de histórias e voltados para a leitura e escrita.


Destaques:
- Oficina Lavra Palavra, ministrada pela escritora Glória Kirinus.
- Oficina de Caricatura, Tadao Miaque – faixa etária 08 a 12 anos.
- Divulgação das poesias do poeta Rollo Resende, na sede da Fundação Sidónio Muralha, de 22 a 26  de agosto, com recital poético na noite de 23 de agosto.
- Apoio e participação  ao Perhapness, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba,  de 22 a 27 agosto.
- Exposição sobre a Vida e Obra de Sidónio Muralha, no hall de entrada do Teatro Paiol, como parte da programação do Perhapness.
- Exposição de reproduções fotográficas de Sidónio Muralha e de livros na Casa Latino Americana - CASLA
- Exposição para venda de livros de Sidónio Muralha na Biblioteca Pública do Paraná, no hall do anfiteatro, como parte da programação do Conversa com Verso, semana literária promovida pela BPP.
- Apoio e participação na I Feira de Rua de Livros  de Curitiba, que ocorreu no período de 04 a 13 de novembro, na praça General Osório.
- Apoio a estudantes da PUC-PR e empréstimo de material para exposição da vida e obra de Sidónio Muralha para atividade em sala de aula de literatura, sobre o poeta.
- Apoio a I Feira de Rua de Livro de Curitiba, organizado pelo Instituto do Livro de Joinville
- Realização da palestra “MARADÍGMA”- Exposição preliminar da tese de pós-doutorado da escritora Glória Kirinus, em 28 de novembro de 2005.
- Promoção de curso literário ministrado pela professora Susan Blum Pessoa de Moura – “Análise de leitura e processo de escritura” objetivando informações essenciais  para melhor aproveitamento  da leitura.
- Dia da Poesia – Oficina Sidónio Muralha – Vida e Obra – para crianças, na Escola Lúmen- Ctba-PR

Publicação
- Parceria na elaboração e custeio financeiro do jornal Diálogo, publicação trimestral do Centro Paranaense de Filosofia – Educação para o Pensar e desta Fundação.
- Produção de vídeo referente ao I Encontro Paranaense de Filosofia para Crianças.
- Produção do site
www.philosletera.org.br

 

Doações
- 116 livros didáticos para a Escola Municipal Sidónio Muralha. Livros de autoria de Sidónio Muralha para seis escolas da Rede Municipal de Ensino em Curitiba – PR.
- Obras de Sidónio Muralha a alunos de sete escolas, vencedores de concursos promovidos por esta Fundação: A Televisão da Bicharada, A Dança dos Pica-Paus, A Revolta dos Guarda-Chuvas, Sete Cavalos na Berlinda, Os Três Cachimbos e O Trem Chegou Atrasado - cuja reedição se deu pela Global Editora a partir de 1997.
- Outras doações para prestadores de serviços à Fundação ou pesquisadores.

 

Apoios

- Instituto de Filosofia e Educação para o Pensar
- Coral de meninos da Letônia.
- Grupo Folclórico de Dança da Letônia.
- Recepção aos jogadores da Letônia que vieram a Curitiba para jogo amistoso com a Seleção Brasileira de Futebol, na inauguração do novo Estádio do Clube Atlético Paranaense. Produção de comemorações afins a esse evento.

- Apoio à Escola Municipal Sidónio Muralha:
   - Assinatura da Revista Nova Escola
   - Participação nas comemorações de 20 anos da Escola

 

Teatro
Peça: Um dia muito especial. Poemas de Sidónio Muralha, Direção: Fátima Ortiz .
- Teatro Ecológico: Valéria e a Vida, Grupo Carroça de Ouro,
Adaptação: Fernando Muralha e Valéria di Pietro; Direção: Fernando Muralha
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
- Peça: O Menino que Descobriu o Sol. Roberto Gomes.
Direção: Edson Bueno. Canções: Marinho Galera. Responsável: Maria Ângela Monteiro Raio.

 

Prêmio:
- Consagração Pública pelos relevantes serviços prestados à Comunidade Curitibana / 1992
Câmara Municipal de Curitiba

- Drª Helen Anne Butler Muralha recebe homenagem da Câmara Municipal de Curitiba, em Sessão Solene de entrega dos prêmios “Cidade de Curitiba” e “Cultura e Divulgação”.

 

Projetos:
- Encontro Paranaense de Literatura Infanto-Juvenil
- Caixa Mágica
- Ponto de Cultura Passagens Literárias

 

Pesquisadores
Atendimento a alunos pesquisadores: graduação, especialização e mestrado sobre a vida e obra de Sidónio Muralha, literatura e filosofia.

 

 

 

Login



Enquete

O que você gostaria de ver mais no portal FSM/IFEP
 

Registro de Visitas

Visualizações de Conteúdo : 688516