sidonio.jpg
Caixa Mágica PDF Imprimir E-mail

CAIXA MÁGICA: Literatura, Teatro de Fantoches e reflexão

Objetivos:
Desenvolver uma experiência de interação com a Caixa Mágica explorando as diversas possibilidades de utilização em práticas interdisciplinares: contação de histórias, reflexões e discussões temáticas, produções de textos, atividades com artes e ciências, manipulação de teatro de fantoches, dentre outras “surpresas” próprias da Caixa Mágica.

Interagir com a literatura de forma prazerosa, despertando o interesse e a criatividade.  Desenvolver as potencialidades de imaginação e a comunicação;

Iniciar crianças e adolescentes em diálogos filosóficos investigativos, ao se vivenciar a metodologia da comunidade de investigação;

Desenvolver habilidades de leitura e reflexão próprias do pensamento crítico, criativo e cuidadoso; Desenvolver conceitos que ampliam a capacidade de compreensão da natureza e da cultura em que a criança se insere.

Exercitar atitudes de cidadania responsável. Estimular a produção de textos e a manifestação artística cênica e plástica.

Conteúdos: A oficina buscará trabalhar a dimensão pedagógica do contar histórias e a problematização de temas tendo em vista o desenvolvimento de habilidades de pensamento.

Carga horária: 8 horas.

Público-alvo: Coordenador pedagógico, professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental e graduandos com interesse na proposta.

Ministrante: Darcísio Natal Muraro