trem.jpg
PDF Imprimir E-mail

LAVRA–PALAVRA - Dra. Glória Kirinus

OBJETIVOS:
Este curso não pretende atingir objetivos definitivos, mas implica numa auto-organização interativa e gerativa com o participante. Atingir subjetivos no curso da afetividade poderá provocar descobertas significativas tanto na leitura como na criação textual.

O curso busca viabilizar: O contato afetivo com a palavra através do texto literário, infanto-juvenil. Uma nova postura diante do aprendizado da língua: a passagem da postura passivo-receptiva para a atitude pensante, catalisadora e criativa. O tateio experimental com a palavra e a descoberta de rumos integrando os participantes. O acaso, o espaço, o entorno, a memória leitora dos livros e do mundo para alinhavar o tecido vivo do curso. - Atenção de paciente escuta do outro para oportunizar momentos de complexidade e pensamento vivo. - Apoio nos princípios da Pedagogia Freinet e da filosofia poética de Gaston Bachelard , entre outros. - Sensibilizar o professor e o escritor em potencial, para as possibilidades lúdicas e transdisciplinares que o trabalho com a Literatura permite. Possibilitar o desenvolvimento da potencialidade reflexiva, crítica e criadora do participante.  Reconquistar o lugar do imaginário na sala de aula e na vida. Provocar a descoberta do ser poético e a escrita criativa no educador e outros profissionais. Encorajar poetas e escritores inéditos.

Conteúdos: Alguns pontos da programação: Integração e vivências de atividades lúdicas com a palavra. Aproximação com a riqueza da literatura oral e com a natureza poética da linguagem infantil. Produção de textos criativos com o estímulo da memória da infância e de vivências sensoriais e circunstanciais. Leitura da literatura adulto-infanto-juvenil de autores consagrados no Brasil. Síntese reflexiva e criativa.

Carga Horária: 4 horas.

Público Alvo: Professores de ensino básico e fundamental,  estudantes dos cursos de Letras, Pedagogia, Biblioteconomia, Filosofia, Educação Artística, jornalismo, entre outros. São sempre bem-vindos livreiros, poetas, escritores, contadores de histórias.

Local de realização do curso: na própria escola ou em nossa sede conforme programação divulgada oportunamente. Inscreva-se em lista de espera.

Informações: (41) 3323 3313 / 9614 4183.

Se você tem interesse neste curso, inscreva-se em nossa LISTA DE ESPERA.

Ministrante: Gloria Kirinus,  Doutora (USP) em Teoria Literária e Literatura Comparada. Mestre (PUCRJ) em Literatura Brasileira. Especialização em Literatura Brasileira (UFPR). Graduação em Letras português-espanhol (UFPR). Graduação em Turismo (UNT) Lima – Peru. Autora de livros bilíngües de Literatura Infantil e Juvenil. (editoras: Braga, Paulinas, Ave Maria  e Cortez). Autora do livro teórico "Criança e Poesia na Pedagogia Freinet" Editora Paulinas. Participa com ensaios científicos, orelhas e comentários críticos em outros livros (Champagnat, Juruá, Vozes, Papirus e outras editoras universitárias). Colabora com páginas de poesia, de crônicas, contos e ensaios, no Caderno G da Gazeta do Povo e revistas especializadas. Criadora e ministrante do curso itinerante LAVRA-PALAVRA. Criadora e coordenadora do espaço para escritores iniciantes na Biblioteca Pública do Paraná. Coordenadora da oficina de Criação e Produção Literária para novos escritores na Fundação Cultural de Curitiba. Conferencista, pesquisadora e redatora em congressos nacionais e internacionais. (RIDEF, CeaQ). Tradutora, pesquisadora, crítica literária, júri de concursos literários e consultora na organização de Congressos, Feiras de Livros e outros eventos culturais.
Teleconferencista do IESDE e professora dos cursos de pós-graduação do ISEPE, IBPEX e em diversas universidades. Convidada ad-hoc de núcleos de pesquisa em diferentes estados do Brasil e do exterior. Bibliotecas escolares, grupos de estudo, espaços de leitura e de criação literária creditam seu nome. Recebeu o título "Mérito da Educação" no estado do Amapá. Representante da AEI_LIJ (Associação de Escritores e Ilustradores do Paraná. Representante do PNLL no Paraná.

LAST_UPDATED2