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O filosofar e a interdisciplinaridade

Objetivo: Aprofundar três aspectos filosóficos que permeiam o processo de ensino-aprendizagem: problematizar, conceituar e o pensar.
1. Problematizar o problema.
Estudar os aspectos da concepção do problema no processo de aprendizagem: relações entre perguntas e problemas; a estruturação das hipóteses do problema; a condução da investigação experimental; a argumentação dialógica; a dimensão psicológica, lógica e cultural do problema.
2. Investigações sobre a (des)construção conceitual.
Compreender o processo da concepção do conceito. Conceito e experiência. O conceito e suas linguagens. Conceitos e a aprendizagem. Conceito e comunicação.  Conceito e leitura. Habilidades e competência de Conceituação. A investigação como (des)construção conceitual. Conceitos e hábitos de conduta. Conceito e produção e expressão do significado (escrita e outras linguagens)
3. Pensar a multidimensionalidade do pensamento
Explorar as dimensões do pensar: reflexão, crítica, criatividade, radicalidade, abrangência, holística, ignorância, complexidade, emocional, a ética, estética, política. Explorar as modalidades de pensamento e relações com a aprendizagem, com a transformação de si próprio e da realidade social. As mediações do pensar: a escuta, a fala, a leitura, a escrita, a brincadeira / jogo, o trabalho e o lazer. O sentido da autonomia de pensar, auto-correção e razoabilidade.

Carga horária: 24 horas.

Datas e horários: a combinar.

Certificado: serão emitidos aos participantes com mínimo 80% de presença.

Público-alvo: professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Se você tem interesse neste curso, inscreva-se em nossa LISTA DE ESPERA.

Contatos: (41) 3323 3313 / 9614 4183 ou E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.