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Educação para o Filosofar |
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Escrito por darcisio |
Sex, 04 de Setembro de 2009 18:17 |
A Educação para o filosofarÉ significativa a idéia de Filosofia como amor à sabedoria. Esta intuição original dos gregos inspirou formas diversas de pensar na própria Grécia e em toda cultura ocidental. Por isso, à s vezes, entende-se a Filosofia como a história dos “amores à sabedoria”. Neste sentido, o fazer filosófico se restringiu ao estudo da história da Filosofia. Esta visão pode ofuscar o que a Filosofia tem de mais rico: oferecer um precioso material para continuar a novidade do pensar: repensar o pensado, pensar de formas diferentes do pensado, pensar o ainda não pensado, pensar o que não se pensa, pensar a própria ignorância do pensar.
A experiência do filosofar caracteriza-se pelo aprender a usar a inteligência como capacidade criadora de significados num ambiente de diálogo. Aprender a filosofar é aprender a discutir uma idéia, ou ponto de vista, como hipótese que melhor responde a um problema. Daà a Ãntima relação entre o filosofar e o educar. Esta experiência pode iniciar na infância, especialmente na Educação Infantil, já que a idade não é o fator determinante, mas as possibilidades de pensar e falar. A vida da criança já tem um enredo, uma cultura, uma linguagem, sensações e percepções do mundo. Os problemas pulsam no seu coração. A experiência concreta que o aluno traz é a matéria do filosofar. Dela se parte e a ela se volta com novos significados que lhe abrem horizontes. A experiência do pensar na infância, embora não conte com grande quantidade de conhecimentos, é altamente imaginativa, mais livre e criadora. Por isso, é uma oficina de criação de significados. Além disso, a curiosidade é uma força peculiar na criança. Quem já não viu a rapidez e eficiência com que uma criança apropria-se de um novo recurso tecnológico, a ponto de poder ensinar à outra pessoa mais idosa a utilização daquele recurso? São muitas as maneiras das crianças envolverem-se na construção de significados. Na medida em que o interesse por entender o significado das coisas vai se tornando mais forte, abre-se o espaço para o filosofar. As grandes araucárias nasceram pequenas e frágeis!
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