Fundação Sidónio Muralha

Ponto de Cultura


O Ponto de Cultura Passagens Literárias

tem como missão incentivar a leitura e divulgar a presença do livro em espaços que não o possuem, com diversidade de pessoas das várias classes sociais e idades, capacitando também mediadores literários de forma gratuita, para que a intervenção seja constantemente ampliada.

O ponto de cultura é uma iniciativa que estende as ações da Fundação Sidónio Muralha para além do seu espaço sede e vai até o Terminal Rodoviário Interestadual de Curitiba. Neste espaço, em que as pessoas esperam o embarque ou desembarque, os mediadores andam pelos corredores oferecendo livros para o empréstimo temporário, com devolução após o término da leitura.



É um trabalho que mobiliza simultaneamente as pessoas a aproveitarem seu tempo de espera ocioso com a leitura. São oferecidos livros de gêneros específicos como crônicas, contos, fábulas, poesias – textos curtos para que o leitor consiga concluir sua leitura – e também, contações de histórias durante sua permanência no saguão. É um trabalho de corpo a corpo entre o leitor-ouvinte e o mediador de leitura, que estará qualificado a estimular ou indicar ludicamente a escolha de um texto pelo passageiro que o devolverá após seu término.

O programa do curso de capacitação, por sua vez, tem por objetivo a formação e o desenvolvimento dos mediadores literários. O curso consiste em oficinas, intervenções orientadas e palestras. Após a conclusão das etapas do curso o participante estará apto a integrar efetivamente as ações do projeto. 
O Ponto de Cultura Passagens Literárias se inspira na biblioteca ambulante, mas seu diferencial está no fato de que o livro chega ao leitor de forma lúdica, e dessa maneira, o mediador procura encontrar no leitor uma cumplicidade em relação à poética do texto.








Fundação Sidónio Muralha 

© 2021 Todos Direitos reservados.

    

Endereço:

Des. Westphalen, 1014
Bairro: Rebouças - Cep: 80230-100
Cidade: Curitiba - Paraná - Brasil

Fale Conosco:
Fone:  +55-41. 3323-3313

Celular: +55-41. 9614-4183
Fax   :   +55-41. 3323-3313